N.º 4 (2020)
Artículos

"La culpa es de los tlaxcaltecas" de Elena Garro: problema de sus "solución artística" y poética

Francisco Xavier Solé Zapatero
Universidad Autonoma del Estado de Mexico
Portada del n´umero 4 de la revista Actio Nova
Publicado Dezembro 18, 2020

Palavras-chave:

Elena Garro, «The fault is of the tlaxcaltecas», «Artistic Solution», Poetic, «Successive-Cumulative Approaches Process» (SCAP)
Como Citar
Solé Zapatero, F. X. (2020). "La culpa es de los tlaxcaltecas" de Elena Garro: problema de sus "solución artística" y poética. ACTIO NOVA: Revista De Teoría De La Literatura Y Literatura Comparada, (4), 356–384. https://doi.org/10.15366/actionova2020.4.016

Resumo

A partir do "Processo de Abordagens Sucessivas Cumulativas" (PASA), encenado em outros textos, este artigo tem como objetivo explicar alguns dos problemas da "solução artística e poética" de "A Culpa é das Tlaxcaltecas", de Elena Garro. No entanto, dada a complexidade do texto em estudo, apenas algumas das rupturas que se manifestam nele e mostram a importância da leitura proposta aqui serão evidentes, contornando por enquanto sua articulação intercalada, que requer um trabalho muito mais extenso. No entanto, isso será suficiente para mostrar que é uma obra profundamente incompreendida, e não apenas por causa de inovações em sua configuração poética, produto da posição e perspectiva "egocêncentes" e "não focalizadas" (memória individual e socio-histórica-cultural) a partir da qual o Autor configura sua poética, de acordo com a relação que estabelece com a possível "resposta" de seu interlocutor, o Leitor , isto é, daquele a quem é endereçado, mas pela forma como é lido e pelo qual somos colocados para fazê-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brandoli, Javier (2019): «Elena Garro: la madre maldita del realismo mágico», en El Mundo, 2016, en https://www.elmundo.es/cultura/2016/10/30/5814d0a5e2704e58258b45ba.html (último acceso: 23/05/2019)

Garro, Elena (1964): “La culpa es de los tlaxcaltecas”, en La semana de Colores, Xalapa, Universidad Veracruzana.

Grupo Slovo, et al. (s./f.), Poética y cultura: aproximaciones y soluciones artísticas latinoamericanas (Yawar fiesta, de J.M. Arguedas; La feria, de J.J. Arreola; «La culpa es de los tlaxcaltecas», de E. Garro; El zorro de arriba y el zorro de abajo, de J.M. Arguedas; La última niebla, de M.L. Bombal; «La semana de colores» y Los recuerdos del porvenir, de E. Garro; Santa Evita, de Tomás Eloy Martínez, y La noche de los asesinos, de José Triana) (s./f.), Francisco Xavier Solé Zapatero (coord.), Gerardo Argüelles Fernández (prol). (En proceso de publicación)

Ostrosky Shejet, Jenny. «Tiempo, espacio y fantástico en “La culpa es de los tlaxcaltecas” y “¿Qué hora es?...”, de Elena Garro» (s./f.), en: Tesis, Universidad Autónoma Metropolitana Iztapalapa.

Rosas Lopátegui, Patricia (2002): Testimonios sobre Elena Garro. Biografía exclusiva y autorizada de Elena Garro, Monterrey, México, Ediciones Castillo.

Solé Zapatero, Francisco Xavier (2006): «Algunos problemas de la poética narrativa de Todas las sangres, de José María Arguedas», Cuadernos de Investigación, 44, Universidad Autónoma del Estado de México.

Solé Zapatero, Francisco Xavier (2010): «‘Agua’ y ‘Los escoleros’, ríos de sangre que hierven (problemas de la Poética de José María Arguedas», en Imaginaturas de la tierra. Cosmovisión y representación literaria latinoamericana, Carlos Huamán (Coord.), México, CIALC/UNAM/ UAEM: 85-114.

Solé Zapatero, Francisco Xavier (2011): «La muerte y la muerte de Quincas Berro D'agua: problemas de su ‘solución artística’ (Primera parte)», La Colmena, Revista de la Universidad Autónoma del Estado de México, octubre-diciembre: 30-46.

Solé Zapatero, Francisco Xavier (2012): «El destronamiento como carnavalización de Quincas Berro D'agua: intertexto histórico-político (Segunda parte)», La Colmena, Revista de la Universidad Autónoma del Estado de México, octubre-diciembre: 15-20.

Solé Zapatero, Francisco Xavier (2014): «‘Los funerales de la Mamá Grande’, de Gabriel García Márquez. Algunos problemas de su ‘solución artística’ mítico-carnavalesca» en Álvarez Lobato (Coord.), (2014): Monstruos y grotesco. Aproximaciones desde la literatura y la filosofía, Carmen México, Universidad Autónoma del Estado de México / Casa Aldo Manuzio: 137-166. También, con una serie de esquemas que aquí desaparecieron, en « ‘Los funerales de la Mamá Grande’, de Gabriel García Márquez. Algunos problemas de su ‘solución artística’ mítico-carnavalesca», Academia.edu (https://www.academia.edu/39335119).

Solé Zapatero, Francisco Xavier (s/f): «La muerte y la muerte de Quincas Berro D'agua, de Jorge Amado. (Algunos problemas de su “solución artística” carnavalesco-transculturada), vs. “Los funerales de la mamá grande”, de Gabriel García Márquez. (Algunos problemas de su “solución artística” mítico-carnavalesca)». (En proceso de publicación)